Pular para o conteúdo principal

Caminhar é preciso, viver melhor, também!


O sol aparece e todo mundo quer sair de casa, aproveitar melhor o dia, tomar um ar. Caminhar é preciso, viver melhor, também! Lugares arborizados, onde o verde toma conta da paisagem e o som dos pássaros pode ser ouvido mais nitidamente, ficam cheios de gente bonita, ocupada em cuidar-se. A proposta deste blog é conversar com gordinhos como eu e pessoas acima dos 40 anos, como eu. Você pode estar ou ser gordo, estar envelhecendo e até mesmo ter pouco tempo para se cuidar, mas não abra mão de sua saúde física e emocional, por favor!




Caminhar de 20 a 60 minutos por dia é o seu luxo. Se dê de presente! Alivia as tensões, faz circular e funcionar tudo melhor dentro da gente, ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, ativa nosso olhar para detalhes que nem sempre prestamos atenção no dia a dia, como o som dos pássaros, do vento ou daquela música que você escolheu para te animar naquele momento. E é de graça, caminhar não custa nada, mas é preciso ter um bom tênis para não ferir sua postura.

A caminhada é indicada por cardiologistas como um exercício aeróbico, eficaz para a saúde do coração e da mente. Pode e deve ser praticada por crianças, adultos, idosos, grávidas (ajuda muito a desinchar e se sentir melhor) e até animais. Aliás, passear com o cão é um bom motivo para praticar um exercício físico, mental, de relacionamento e, ainda, pode render uma paquera com possibilidade de aproximação. #ficaadicaparasolteiros ... hahaha

Para ampliar a eficácia da caminhada para queima de calorias, ela deve ser feita mais rapidinha, mas sou adepta do respeito ao ritmo de cada um. Aproveite para contrair os músculos da barriga para manter a postura mais correta e balance os braços vigorosamente para melhorar a circulação.

Para quem quer emagrecer, caminhe diariamente. Pode queimar até 400 calorias por hora e ajuda ainda a perder barriga. Dizem os especialistas que, caminhando diariamente, é possível diminuir até 2,5 cm de cintura por mês, caminhando todo dia (mas não vale chegar em casa e se esbaldar no pão!).

Durante a caminhada, não deixe de tomar água a cada hora, usar filtro solar, chapéu, roupa confortável, escolher os horários de menor intensidade solar e alongar-se antes e depois.

Vamos caminhar? Eu tenho ido.


Beijo para vocês!

Dani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos do Senac apresentam peça inspirada em obra de Nelson Rodrigues

Uma boa dica de diversão e cultura para dar start no final de semana, é o espetáculo "Devaneios sobre um Vestido de Noiva", que será apresentado nos dias 19 e 20 de outubro, às 20 horas, no Teatro do Sesi, em Piracicaba, pelos alunos do curso técnico de Teatro do Senac. A peça é inspirada livremente em "Vestido de Noiva", obra do escritor e dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência no local.
Considerado pela crítica especializada como um divisor de águas na modernização do teatro brasileiro, Nelson Rodrigues fornece obras com amplas possibilidades de releituras e abordagens. 
Embebecida no expressionismo, movimento artístico e literário que surgiu na Alemanha no fim do século 19, a peça emociona sem a preocupação com o padrão de beleza tradicional. Partindo desse ponto, os alunos da 9ª turma optaram pelo universo rodrigueano dentro do projeto do módulo de montagem teatral, qu…

Ação social incentiva pessoas a somar nas diferenças

Neste sábado (22), das 15h às 18h, o Casarão do Turismo de Piracicaba, na Rua do Porto, se transformará num espaço de amor, tolerância, conhecimento, troca de experiências e bem-estar. É o 1º Evento de Férias: Somando Diferenças, com a finalidade de ajudar a transformar o olhar da sociedade em relação às deficiências e desmistificar o conceito de diferença entre as pessoas. 
O evento é gratuito e aberto a todos, uma grande oportunidade para vivenciarmos essa integração e participarmos da programação, voltada a crianças e adultos, como música, intervenções artísticas, atividades corporais, apresentação teatral, roda de histórias, artesanato e brincadeiras.
A organização tem a participação da assistente social Lucy Mazeto e de Euclidia Fioravante, diretora do Espaço Pipa, que atende crianças com síndrome de Down e suas famílias e de onde partiu a parceria, além das psicólogas Jenifer Crescêncio e Mariana Ricci Sahuquillo, que por graça divina é minha filha.
A iniciativa surgiu do desejo de…

Playlist para se despedir de Belchior

Morreu o Belchior - e podem me chamar de brega, mas meu coração doeu. Minha filha estava em casa quando o Raphael, sabendo o quanto sou fã, me deu a notícia ouvida pela TV, falando de mansinho. A Mariana, aos 24 anos, disse não se lembrar dele, até que eu cantasse trechos de quatro ou cinco músicas, entre elas Como Nossos Pais, eternizada pela Elis, para ela identificar e lamentar.
Eu tinha a idade de minha filha quando o conheci pessoalmente, em um show na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), onde eu estudava Jornalismo. Me lembro de ficar impressionada com o tamanho daquele homem e de sua cabeça, com seu sotaque fortemente nordestino, que ficava charmosíssimo no francês ou no inglês. Bom papo, educado e inteligente, um homem no mínimo interessante, que se portava, naquele ambiente universitário, mais como professor do que como artista. Conversamos muito e ele, como excelente compositor, me deu uma caixa com gravações de suas canções por diversos cantores desconhecidos, em …